6 de set de 2014

Praias no Rio Grande do Sul: as 10 melhores cidades do litoral gaúcho

| |

Oi amadinhos, vou falar hoje sobre as praias gauchas,Trouxe um pouco de cada uma para vocês conhecerem...O turismo no Rio Grande do Sul é movimentado principalmente pelas cidades serranas, como Canela e Gramado, dois dos destinos de inverno mais queridinhos entre os brasileiros. O estado gaúcho, porém, pode se tornar uma parada turística bastante interessante durante o verão, especialmente aos apaixonados por sombra e água fresca. Basta saber quais cidades visitar. E é exatamente isso que você descobre com o post de hoje.


Torres

Na região norte do estado, na fronteira com Santa Catarina e a 193 km de distância de Porto Alegre, a cidade recebeu este nome graças às formações que cercam a orla e que são conhecidas como torres, com características bem diferenciadas. Considerado o destino mais sofisticado do litoral do Rio Grande do Sul, suas praias mais famosas são: Praia dos Molhes, Praia Grande, Prainha e Praia do Cal.Muitas delas são cenários perfeitos para a prática de esportes como vela, windsurf e surfe, agradando também os banhistas que podem passar o dia se divertindo em suas águas tranquilas e límpidas.

Capão da Canoa

Efervescente é a melhor palavra para definir Capão da Canoa, especialmente durante o verão, quando a cidade é tomada pelos turistas. A 139 km de distância da capital gaúcha, suas praias atraem famílias e crianças, agradando ainda surfistas e baladeiros.Xangri-lá, com casas de alto padrão, tem um ambiente mais familiar, contando com lugares propícios para a prática de frescobol e caminhada. Atlântida, por sua vez, é a queridinha dos jovens em busca de uma noite agitada, com animação garantida pelos bares e casas noturnas. Já a praia de mesmo nome da cidade é a indicação perfeita para quem prioriza boa localização na hora de se hospedar. Isso porque fica no centro e concentra prédios, pousadas e maior parte do comércio de Capão da Canoa.


Tramandai
Mais em direção ao sul e a 122 km de Porto Alegre, Tramandaí abriga a praia mais frequentada do litoral gaúcho, que tem o mesmo nome da cidade. Com 6 km de extensão e larga faixa de areia, conta com infraestrutura completa para lazer fora d’água. Suas ondas pouco agitadas são perfeitas para praticar atividades como vela e canoagem.Os balneários vizinhos em cidades como Nova Nordeste, Ipiranga e Harmonia atraem visitantes em busca de lugares tranquilos para passar as férias de verão.

Imbé

Seu grande atrativo está na noite badalada e nos passeios de buggy pelas areias. Um pouco mais próximo da capital gaúcha, são apenas 123 km que separam as duas cidades.Em Imbé, sua praia principal, de mesmo nome, não é propícia para o banho, mas compensa com um calçadão bastante movimentado, com áreas dedicadas ao lazer e quiosques que tomam conta da orla. A Praia de Santa Terezinha é o refúgio para os apreciadores da pesca de arremesso, enquanto Imara é ponto de encontro para os banhistas.

Cidreira

Dividindo a atenção dos turistas com as lagoas da Fortaleza, Gentil e Magistério, Cidreira fica em uma região predominantemente formada por dunas. Suas praias, geralmente, têm boa parte da água imprópria para o banho, mas é sempre possível encontrar um lugar pra curtir um dia de sol.O grande destaque da região fica por conta do Cemitério de Navios, onde estão restos de cerca de 20 embarcações que não resistiram às violentas tempestades de inverno. Com apenas 4 mastros visíveis, os pescadores que moram nos arredores já encontraram os mais variados tipos de carga: garrafas de bebidas, sedas, madeiras exóticas e até restos de um bar com náufragos dentro.Cidreira fica a 108 km de distância de Porto Alegre.

Pelotas

Dona do litoral mais urbanizado e badalado do Rio Grande do Sul, Pelotas fica a 257 km de Porto Alegre, mais ao sul do estado.A Praia dos Prazeres é uma das mais famosas, com suas diversas árvores que servem como moldura para as águas e areias. Outra praia bastante procurada pelos turistas é a de Santo Antônio, responsável por concentrar boa parte das casas de veraneio da cidade. A vida noturna na região também é bastante agitada, graças aos diversos bares que se espalham pela avenida da orla.Para os que gostam de pescar, a melhor alternativa é Valverde, onde fica um clube de pesca, para capturar diferentes espécies, como tainha, cascuda, corvina, bagre e anchovas.

Rio Grande

Um pouco mais afastada de Porto Alegre, Rio Grande fica a 320 km de distância da capital gaúcha. Com um clima mais cultural, suas principais atrações se afastam do litoral, passando por diversos museus. Outro passeio bastante interessante é feito no Molho Oeste, por onde corre um trilho que serve de caminho para vagonetas, um programa muito indicado para quem quer contemplar a paisagem sem se cansar com longas caminhadas.Voltando às areias, a praia de destaque é a do Cassino, que recebe cerca de 130 mil turistas durante a alta temporada. Para atender a grande demanda, a cidade conta com bons restaurantes e excelentes hotéis, garantindo a todos uma ótima estadia. Suas ondas agitadas atraem turistas e praticantes de outros esportes, como vela.

Mostardas

Mostardas fica 200 km longe de Porto Alegre e serve como principal ponto de acesso à Lagoa do Peixe, que em 1986 foi nomeado como Parque Nacional. Lá, as aves imigratórias são os principais habitantes, dividindo o espaço com lobos-marinhos, pinguins e tartarugas marinhas, que chegam à região sempre em diferentes épocas do ano. Os turistas podem apreciar toda essa beleza, percorrendo trilhas e caminhando pela pequena laguna.De volta à cidade de Mostardas, a melhor praia para descansar é a Praia da Solidão, onde há pouca infraestrutura, conferindo-lhe ares de região deserta, onde a tranquilidade impera em qualquer época do ano.

São Lourenço do Sul

Pertinho de Mostardas, fica a cidade que pode ser considerada um verdadeiro chamariz de pessoas que praticam esportes náuticos e que gostam de passeios de barco.Entre suas melhores praias, é possível destacar a Praia Nereidas, onde há diversos bares e paisagens propícias para a prática de diferentes modalidades esportivas. Já Ondinas é conhecida pela areia grossa, cercada por pedras, de um lado, e por figueiras, de outro. Suas águas tranquilas são ideais para banhistas e para quem quer curtir bons momentos em família ou com os amigos. A mais bonita, Barrinha tem extensa faixa de areia fofa e clara, emoldurada por pequenas árvores.

Chuí

Nas extremidades do estado e do país, Chuí faz divisa com o Uruguai, o que lhe proporciona cultura e clima bastante peculiares. Além das praias, seu principal atrativo está na zona livre, onde há um aglomerado de lojas com produtos barateados pela falta de imposto.Pra curtir o litoral, os melhores lugares são a Barra do Chuí, com água boa para pesca e prática de esportes náuticos, e Balneário Hermenegildo, com dunas e concheiras pela areia.

Espero que gostem,Deixem cometarios ficarei muito feliz em responder... bjokas

6 comentários:

  1. Já fui pra quase todas essas! Na minha opinião Torres é a melhor, pois a aguá é mais limpinha e é muito bonita!
    Bjs
    http://garotas-ao-mar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim são lindas todas...A de torres é muito bela...bjokas

      Excluir
  2. sao praias lindas mesmo
    queria muito ir em qualquer uma mais oro tao longe :(

    Tem post fresquinho no blog,corre pra conferir
    Blog Delineado Rosa / Sorteio de um kit de pinceis is-mine
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. adoro o Rio Grande! sou aqui do Sul tb :)

    www.judolinski.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos praias belas né juliana... <3
      bjokas volte sempre

      Excluir

Olá amores,deixem seu comentário,ele é muito importante ..Assim que eu visualizar responderei...Bjokas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Doce, Mais que Mel - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Kinberly Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo