1 de out de 2014

Como fazer leite condensado sem açúcar

| |

leite condensado caracteriza-se por seu sabor doce, fruto da grande quantidade de açúcar que o compõe. Elaborá-lo em casa é fácil, mas muitos deixam de tomá-lo precisamente por seu alto conteúdo calórico. Pois bem, isso acabou. Graças à grande variedade de edulcorantes que hoje em dia o mercado alimentar oferece, podemos elaborá-lo com baixa caloria. Como? Muito fácil!

Tempo de preparação: 

Ingredientes:


300 g de leite desnatado em pó
250 ml de água
250 g de frutose

Modo de preparo:

Para fazer o leite condensado ainda mais leve, utilizaremos leite desnatado em vez do integral. Lembre-se de que se não dispõe de leite em pó, pode substituí-lo por 550 ml de leite desnatado e eliminar a água da receita. Desta forma, se não tem frutose, você pode utilizar outro edulcorante, mas deverá ter cuidado com as quantidades, pois cada um tem uma densidade diferente. Por exemplo se usa maltitol, deverá usar 150 gramas.

Primeiro em um recipiente misture o leite em pó com a água. Quando estes ingredientes forem dissolvidos, incorpore a frutose e mexa tudo. Feito isto, para elaborar o leite condensado sem açúcar, pegue uma panela ou caçarola, coloque a mistura anterior e esquente-a a fogo lento.



É importante que vá mexendo de vez em quando com uma espátula ou vareta e não deixe que ferva. Outra opção é esquentar a mistura para obter o leite condensado em banho Maria, mas é um pouco mais lento. Como acontece com a sua versão com açúcar, se utilizar leite desnatado líquido, demorará um pouco mais para engrossar se usar o formato em pó.



Deverá deixar ao fogo e mexer até que o leite condensado light adquira uma textura espessa e cremosa. No princípio é provável que a mistura fique granulada pelos ingredientes em pó, mas não se preocupe porque é normal, ela se tornará lisa com o passar dos minutos. Demorará aproximadamente 30 minutos, com o leite líquido levará cerca de uma hora.


Quando o leite condensado tiver adquirido a textura adequada, retire do fogo e deixe esfriar. Inclusive pode retirá-lo um pouco antes de conseguir a espessura desejada, pois irá obtê-la quando esfriar. Enquanto isso, pegue algumas vasilhas com fechamento hermético e esterilize-as. Para acelerar o processo de refrigeração, pode introduzi-lo no congelador alguns minutos. Verá como acaba de adquirir a espessura que tanto o caracteriza.


Uma vez morno ou frio, coloque nas vasilhas, feche-as e deguste-o quando desejar. Como vê, fazer o leite condensado sem açúcar é tão simples como seguir a receita tradicional, só que aqui obtemos um produto com poucas calorias. Não pense mais e volte a desfrutar deste alimento tão delicioso ou prepare com ele incríveis sobremesas como o típico arroz doce.


Espero que gostem..Bjokas


6 comentários:

  1. Foi tu quem fez??
    Nem sabia que existia frutose pra vender ... vou procurar :)
    http://tambemsoumiss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amore,tem pra vender em casa de produtos naturais...Bjokas

      Excluir
  2. Aqui na Alemanha tem o leite condensado sem açúcar! Eu sempre compro ele pq é mais barato, daí coloco o açúcar na quantidade que eu quiser, que normalmente é bem menos do que o que vem no leite moça!

    www.mayameirelles.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no brasil nunca achei..Dai tenho que fazer.rsrsrs
      Bjokas linda

      Excluir
  3. Aaain que delícia! Eu já ouvi falar em fazer com sacarina ou sucralose. Será que dá o mesmo efeito. Adorei seu post. Beijos
    www.thalimallmann.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim flor..eu nunca fiz com estes que você falou,mas da pra tentar...Bjokas

      Excluir

Olá amores,deixem seu comentário,ele é muito importante ..Assim que eu visualizar responderei...Bjokas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Doce, Mais que Mel - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Kinberly Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo